quarta-feira, 2 de abril de 2025

Uma lenda mexicana

 La Llorona 


Uma das lendas mais populares do México é a de La Llorona ("A Mulher que Chora"), uma figura cheia de mistério e tragédia. Esta lenda é conhecida em grande parte da América Latina, mas tem raízes profundas no folclore mexicano. 

La Llorona era uma mulher de extraordinária beleza que vivia em uma aldeia e, em algumas versões, se apaixonou por um homem rico e teve filhos com ele. No entanto, o homem eventualmente a rejeitou, às vezes por outra mulher. Em um momento de desespero e dor, La Llorona afogou seus filhos em um rio e, logo após, tomada pelo arrependimento, tirou a própria vida. 

Como punição por seus atos, seu espírito foi condenado a vagar eternamente à beira de rios, lamentando e chorando pelos filhos que perdeu. Diz-se que seu grito, "¡Ay, mis hijos!" (Oh, meus filhos!), ainda pode ser ouvido à noite. A figura de La Llorona é frequentemente usada como aviso para crianças não se aproximarem de rios sozinhas. 

Essa lenda é ao mesmo tempo assustadora e comovente, refletindo temas como amor, arrependimento e perda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A lenda do ouro de Botucatu - outra versão

A lenda do ouro de Botucatu  é um daqueles mistérios que mistura história, folclore e um toque de aventura! Segundo relatos populares, tudo ...